sábado, maio 09, 2009

identidade.

Minha identidade vence no final do ano. Agora vou ter que ser outro, não ser mais eu: ou crio uma nova ou fico sem. Logo eu, que nunca fiz muita questão de mudar. Pelo contrário, tive o maior cuidado. Sempre fui aos mesmos lugares, fiz as mesmas coisas e até as roupas fiz questão que fossem poucas para que entre uma muda e outra não deixassem de me reconhecer.
Mas agora o prazo para ser eu está vencendo. Olhando bem, minha identidade está mesmo meio velhinha, um tanto desgastada. Pelo tempo, pelo uso, sempre tendo que mostrá-la por ai. Mas foram bons anos, sempre esteve comigo mesmo que bem guardada.
E quem me conheceu por ela? Como vão saber quem sou? E também como irá sabê-lo quem não me conhece? Irão desconhecer esses tantos anos, achar que já nasci outro? Esse meu euzinho vai ficar esquecido pra sempre? Talvez eu pudesse aproveitar e tirar o "Eustáquio" do nome. Mas isso acho que não pode. Nome é outra coisa, nome é coisa séria. Tem que ir em cartório, pedir pro juiz e, só se ele autorizar, deixar de ser Eustáquio.
Nessa nova identidade, devo mudar a assinatura? Mudar minha casa, meu trabalho, minha voz? E minha mulher, até ela vou que ter mudar? Sorte que a certidão de casamento não tem prazo de validade. Ou será que tem? Não é bom ser pego de surpresa nessas coisas, preciso conferir com cuidado...

Nenhum comentário: